SECRETARIA: (81) 3033-5004 - 99105-2354 - 99525-4304 | ATENDIMENTO@IALTH.COM.BR
Psicanálise Clinica

O curso de Psicanálise

O que um psicanalista em formação deve saber:
 
O que é Psicanálise?
É a ciência que visa a análise e interação com o inconsciente/consciente. Uma forma de tratamento de neuroses, atualmente denominadas “psiconeuroses”, cujas formas de tratamento perpassam: a) a Associação de Ideias; b) Transferências; c) Interpretação de Sonhos; d) Atos Falho; e) Resistência. Toda a psicoterapia da psicanálise existe em função das teorias sistematizadas a partir do método psicanalítico. 
 
O que a Psicanálise não é?
Não é psicologia ou medicina. Médicos e psicólogos podem ser psicanalistas e, inclusive, há psicólogos que têm uma formação específica em psicanálise. Contudo, há muitos psicanalistas que não não são nem médicos, nem psicólogos. 
 
A Psicanálise é profissão regulamentada?
É uma atividade profissional livre, sem regulamentação oficial. Não existe diplomação de graduação em psicanálise, mas certificação, atestando-se que o(a) candidato(a) obteve êxito em um Curso Livre de Formação Psicanalítica. Tal profissional pode exercer sua atividade, portanto, em clínicas, hospitais particulares, consultórios em todo o território nacional. 
 
O curso tem registro do MEC?
Não. Nenhum curso de formação em psicanálise tem. Existem especializações lato sensu em teoria psicanalítica, mas os profissionais da área são unânimes em afirmarem que para um indivíduo ser conhecido como “psicanalista” é necessário que termine um curso de formação psicanalítica, cuja média de duração está em dois anos. 
 
Quem é o psicanalista junto aos seus clintes/pacientes e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que exerce sua atividade,  que é devidamente classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria n. 397/MTE de 09/10/2002, son o n. 2.515.50, que prevê o exercício da profissão em todo o território nacional. 
 
Como se forma um psicanalista no Brasil e no mundo?
Normalmente, as sociedade psicanalíticas aplicam metodologias próprias, porém, com as atividades formais girando em torno do “tripé”: conferências, palestras (aulas) e análise didática (que pode ser a auto-análise). 
 
O que regulamenta a profissão do psicanalista?
No mundo inteiro a psicanálise é uma atividade livre e não uma profissão regulamentada. É uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2.515.50), amparada pelo Decreto n. 2.208, de 17/04/1997, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na Constituição Federal, a atividade psicanalítica é amparada no artigo 5º, incisos II e XIII. Reiterando-se que, atendidas as exigências de formação que são comuns às sociedades psicanalíticas, qualquer pessoa de qualquer profissão (advogados, professores, teólogos, pedagogos, filósofos, sociólogos, psicólogos, médicos, etc.) podem se tornar e exercerem a profissão como psicanalistas. 
 

Deixe uma resposta

Fechar Menu