PENSE BEM

Entenda isto: se você escreve/lê/interpreta mal, você pensa mal. Muitas pessoas NÃO fazem essa associação simples. Explico:

Pensar é ter um conteúdo mental. O pensamento é sempre um ato concreto. Envolve o raciocínio, que é um processo.

“Raciocinar”, apesar de usarmos como sinônimo de “pensar”, é algo diferente. Quando você “pensa” em algo, tem aquilo na mente. Para ter aquele pensamento, você precisa “raciocinar”. É por isso que não se “raciocina algo”: você simplesmente “raciocina”. Compreende?

Para raciocinar bem, você precisa das ferramentas certas. E o que o(a) ajudará no processo correto de raciocínio, dando-lhe o horizonte correto para você raciocinar corretamente, isto é, não deduzindo coisas muito depressa, não assumir o que não sabe, não tirar conclusões erradas (apressadas), não imaginar que nunca irá alcançar um determinado conteúdo, de forma derrotista etc., é o treino do pensamento. E esse “treino” é o raciocínio correto. Para ter conteúdos mentais corretos (pensamento correto), é necessário um “treino” correto (o raciocínio certo).

Como ter esse treino correto? Lendo, escrevendo, forçando o raciocínio a enquadrar-se. “Forçar” é “aplicar força”. Como se faz isso com algo que não é físico? Resposta: aplicando-se a algo não físico, como a leitura, que vai exercitar sua imaginação. Nesta formação de imagens corretas, você raciocinar cada vez melhor. Isso SÓ vem com a leitura e a reflexão. Não vem no “automático”, com que vivemos, nem na agonia do dia-a-dia, nem com “achismos”. TUDO isso é conveniente ao cérebro, porque despreenderá menos energia, mas é RUIM, porque normalmente os raciocínios serão fracos, maus, errados e isso refletirá em TODA A SUA VIDA.

É por isso que o ap. Paulo disse a Timóteo:

“Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”. 1 Tm. 4:13-16

Artur Eduardo

Pastor, professor, doutor e diretor-presidente do IALTH.

×